Há novos murais na Mina de S.Domingos!

Junho foi o mês da Arte Pública na Mina de S.Domingos. Tamara Alves e Pøbel foram os artistas que tomaram conta do MALACATE, tendo estado em residência na Mina de São Domingos durante todo o mês de junho.


I Was Here I'll Be Here, foi o nome dado a esta atividade que resultou em dois maravilhosos murais, fruto do diálogo entre os dois artistas - um português e um norueguês -, a cidade mineira de Røros e a comunidade da Mina de São Domingos.

©Sónia Godinho


Esta residência incluiu também a realização de uma oficina de street art que teve como objetivo dar a conhecer o processo de um artista até chegar a uma parede na rua, do desenho ao mural, através de exercícios colectivos ou individuais que são normalmente indissociáveis, mas que são estes exercícios que vão dar as bases para que uma ideia se possa expressar com sucesso no espaço público.


Esta Oficina, denominada "Fora das Margens", que decorreu nos dias 10 e 11 de junho, juntou um grupo de participantes muito motivado que se divertiu a fazer alguns exercícios de desenho e criatividade, prepararando o stencil para a pintura do mural que decorreu no segundo dia da oficina e que agora embeleza uma das paredes do edifício que acolhe os CTT, com um maravilhoso lince, um dos animais ícone desta região.


©João Romãozinho


No dia 2 de Julho teve lugar a inauguração dos murais realizados pelos artistas Tamara Alves e Pøbel, que contou com a participação da comunidade da Mina e da vereadora Rosinda Pimenta, da Câmara Municipal de Mértola.


©João Romãozinho


Estes murais juntam-se assim à instalação "O Ninho" de Lise Wulff e à instalação fotográfica "Visões" de Sónia Godinho, que já povoam a Mina de S.Domingos sob a égide do Projeto Malacate. E estão à espera da vossa visita !