Ricardo Machado

Bailarino e Coreógrafo

Coreógrafo e intérprete regular em múltiplos contextos das artes performativas contemporâneas, integrando habitualmente núcleos de pesquisa transdisciplinares em regime de co-criação artística.
Trabalhou como intérprete e co-criador com diversos coreógrafos e encenadores, tais como Aldara Bizarro, Né Barros, Moncho Rodriguez, Victor Hugo Pontes, Rui Lopes Graça, Kurt Demey, Marielle Morales, Joana Antunes, Olga Roriz, Karine Ponties, Ido Batash, Anna Réti, Madalena Victorino, Circolando, Companhia Paulo Ribeiro, Roberto Olivan, entre outros.
O grande motor da sua presença artística é, invariavelmente, o movimento, e a sua área de criação, a dança – em situações formais puras (a sala de teatro), mas também nas que são ditadas pelo próprio espaço e contexto da criação. A sua afeição temática mais
recorrente é a de um questionamento do modo de estar performativo e do lugar da audiência. O seu modus operandi é a procura da ficção do real. “REI-SOL”, “L’après-midi d’un sportif”, “MARKULUS” e “Point of You” dão nome às primeiras propostas que assinou, esta última criada e estreada em Budapeste, com Anna Réti, e selecionada pela plataforma Aerowaves, como um dos 20 trabalhos europeus prioritários de 2016.

Ricardo Machado