10 - RABISCO_edited.png

PROGRAMA

SAIBA QUE ATIVIDADES IRÃO ACONTECER DE JANEIRO DE 2022 A JUNHO DE 2023

WORKSHOPS UTOPICO.jpg

WORKSHOPS

WORKSHOPS UTÓPICOS

Há sempre uma ideia de como um lugar pode ser se não houver restrições à imaginação.

 

Dirigidos à comunidade local e visitantes e orientados por um artista convidado.

visoes site.jpg

INST. FOTOGRÁFICA

VISÕES

Explorando  anseios e sonhos sobre um local imaginário, onde a paisagem em ruínas é o ponto de partida, será criada uma instalação em que a fotografia será o meio para pensarmos sobre o (im)possível futuro.

ENTROPIA.jpg

DANÇA

ENTROPIA
 

Nova criação de dança na Mina de S. Domingos, criada e dirigida pelos coreógrafos e bailarinos Marina Nabais e Ricardo Machado, e com a interpretação de elementos da comunidade.

MERGULHO.jpg

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA

OPEN CALL, WIDE SPACE

Programa de residências artísticas para profissionais das artes performativas dos países doadores EEA Grants (Iceland, Liechtenstein e Noruega)

cavaleiro com rabisco.jpg

NARRAÇÃO ORAL

À NOITE NO MERCADO

É através do contar das histórias locais (memórias, mitos ou fantasias) e da sua teatralização, que nos propomos a temperar o “À Noite no Mercado” ao gosto da Mina que existiu, da Mina que existe e da Mina que imaginamos.

IWHIBH.jpg

INST. ARTE PÚBLICA

I WAS HERE, I'LL BE HERE

Uma instalação de street art na Mina de S. Domingos, resultante do diálogo entre dois artistas - um português e um norueguês -, a cidade mineira de Røros e a Mina de S. Domingos.

trapezista e nuvens.jpg

PERFORMANCE

NINGUÉM TESTEMUNHA PELA TESTEMUNHA

Será uma obra de arte capaz de fazer mover uma comunidade inteira na sociedade contemporânea? É possível, nos dias de hoje, uma comunidade aceitar uma demanda coletiva em prol de um objeto artístico?

MERGULHO_edited.jpg

CONFERÊNCIAS

CONFERÊNCIAS

Vamos discutir a relação das artes com as comunidades onde estão inseridas, reunindo contributos de diferentes projectos e metodologias.

EVENTO_OLDSPACE.jpg

INST. ESCULTÓRICA

OLD SPACE, NEW VOLUME

Desafio lançado à artista norueguesa Lise Wulff para criar objetos escultóricos que habitem o espaço da Mina de São Domingos numa relação com as ruínas da antiga exploração mineira, a partir da História do lugar e das pessoas que as habitavam.

EVENTO_FACEBOOK_A_CEU_ABERTO.jpg

PASSEIOS GUIADOS

A CÉU ABERTO

A atividade, A Céu Aberto - Passeios Guiados, a decorrer entre julho e outubro de 2022, é uma visita pelo património histórico e artístico da Mina de S. Domingos.

05 - STORIES_3.jpg

TEATRO

CAIXA DE PERGUNTAS
 

Espetáculo de teatro ao ar livre que a Companhia Cepa Torta vai encenar nas ruínas da Mina de S. Domingos. Contará com a participação dos habitantes da Mina, e trará-nos uma fábula que se passa no futuro – uma perspetiva eco-futurista do Alentejo no século XXII.

O PROGRAMA do MALACATE decorre de janeiro de 2022 a junho de 2023 e divide-se em 3 grandes grupos:


- Atividades com participação performativa das comunidades envolventes;


- Criações germinadas da relação entre os artistas e o lugar;


- Oficinas de aproximação à fruição, expressão e criação artísticas.

 

As atividades principais do MALACATE contam com a participação direta dos habitantes da Mina de S. Domingos e arredores nas suas apresentações sob a forma de co-criadores e intérpretes.

As restantes contarão com o envolvimento do público, como a criação de momentos de convívio entre os artistas e a população, onde se dê a conhecer a forma de trabalho, o conceito, os materiais e expectativas associadas à criação artística.

 

Contamos também com a realização de oficinas associadas às atividades programadas,
apresentando assim um leque pluridisciplinar de formações e/ou contactos com expressões artísticas como a interpretação, a escultura, a fotografia, a arte pública e a dança.

ACOMPANHE O CALENDÁRIO DAS NOSSAS ATIVIDADES