achada gamo.jpg
TITULOS_ACTIVIDADES-02.png
Nos workshops impossíveis do MALACATE comunidade local e visitantes juntam-se com o objetivo de imaginarem como podiam ser diferentes os lugares da Mina de S. Domingos.

SOBRE OS WORKSHOPS UTÓPICOS

Há sempre uma ideia de como um lugar pode ser se não houver restrições à imaginação. Temos sempre uma fantasia menos convencional sobre como um espaço poderia ser habitado caso nos dessem toda a liberdade para o pensarmos.

A regeneração de um lugar faz-se primeiro sonhando-o, imaginando-o sem restrições e partilhando ideias com alguém de fora, comparando as propostas, cruzando olhares e esboçando soluções. Como seria a praça principal da aldeia caso pudesse mudar de forma ou de cor? Como seriam modificadas as ruínas caso delas se quisesse fazer um parque infantil? E se o grande lago da corta da mina não fosse ácido, seria possível projetar um fluviário?

 

Estas e muitas outras perguntas que questionam o lugar e avançam com hipóteses para a sua transformação, num exercício de imaginação sem limites e com o apoio de um olhar artístico é o que se propõe levar à comunidade, nestes workshops.

 

Aqui pretende-se acima de tudo de criar terreno comum entre o lugar e a imaginação dos seus habitantes e dos seus visitantes. Procurar-se-á com ela tornar a comunidade em mais do que espectadores passivos, envolvendo-a numa ação de imaginação e reflexão com recurso a um artista convidado e também do embaixador da atividade.

 

Nestes workshops, com a duração de um dia, será conduzido um trabalho de grupo, num formato de atelier de partilha de ideias sobre as possibilidades de ocupação do espaço público.

Não se trata assim de um evento de arte e comunidade tradicional mas sim uma iniciativa abrangente de criação de olhares contemporâneos assentes numa ideia de dialética constante entre os ecos do passado e as possibilidades de futuro.

DATAS E ARTISTAS CONVIDADOS

15 JANEIRO 2022

13 AGOSTO 2022

Daniel Cardeira

8 OUTUBRO 2022

artista a anunciar

14 JANEIRO 2023

artista a anunciar

  • 13/08, 18:00 – 21:00 WEST
    A anunciar, Mina de São Domingos, 7750-170 Achada do Gamo, Portugal
    Há sempre uma ideia de como um lugar pode ser se não houver restrições à imaginação. Artista convidado: Daniel Cardeira
  • 08/10, 10:00 – 16:00 WEST
    A anunciar, Mina de São Domingos, 7750-170 Achada do Gamo, Portugal
    Há sempre uma ideia de como um lugar pode ser se não houver restrições à imaginação. Artista convidado: a anunciar
  • 14/01/2023, 10:00 – 16:00 WET
    A anunciar, Mina de São Domingos, 7750-170 Achada do Gamo, Portugal
    Há sempre uma ideia de como um lugar pode ser se não houver restrições à imaginação. Artista convidado: a anunciar

IMAGENS DO 1º WORKSHOP UTÓPICO

ENTREVISTAS, NOTÍCIAS E TEXTOS