Uma outra paisagem

É já este sábado, 8 de outubro às 10:00 receberemos a artista plástica Daniela Reis para uma oficina de pintura e desenho sobre a paisagem (através de materiais transparentes!).


Convidámos a pintora Daniela Reis para a edição 2 dos Workshops Utópicos. Com o desafio de tentar promover ligações entre a mina e o exterior, entre o escondido e o revelado, esta próxima visitante está a preparar aquele que é já um momento muito antecipado: uma manhã bem passada com quem quiser juntar-se a imaginar novos futuros. Propõe-se com esta atividade plástica criar um registo material assente na imaterialidade da memória, do desejo, da abstração e da evocação de realidades distantes. Produzir um objecto artístico que regista um desejo de Futuro, uma fuga à melancolia através do “fazer obra”. Assim, partindo de textos de vários autores (António Tabucchi, Italo Calvino, Elis Regina, Clarice Lispector...) e de exemplos visuais (Hundertwasser, Anselm Kiefer, Olafur Eliasson, Swoon...) será proposta a construção de uma paisagem idealizada.

Uma paisagem feita de interiores que se irá sobrepor e abraçar o cenário oferecido pela Mina de São Domingos.

A partilha com os participantes assentará em técnicas de pintura e desenho, tomando como base fotografias e a paisagem do edificado mineiro, criando, através do esboço e registo rápidos, paisagens alternativas e reveladoras da imaginação de cada um.

Far-se-ão desenhos sobre vidro, acrílico e papel, e participantes de todas as idades são bem-vindos.



Oficina ao ar livre, junto às ruínas das Oficinas!


Participação gratuita

Mais informações e inscrições: 924 744 056 producao.malacate@cepatorta.org



©Leonor Carpinteiro