No final não sou nada além de um monte de poeira
soprada ao vento
SOBRE O ESPECTÁCULO
Abandonada Mente é um espetáculo imersivo criado para a Mina de S.Domingos com uma forte componente de elementos visuais e auditivos.
O projeto nasceu do interesse mútuo numa colaboração artística entre o artista performático Rui Paixão e do coreógrafo Brandon Lagaert, fundindo o mundo e a lógica interna do circo, da dança e do teatro.
Esse híbrido de diferentes formas de arte e interesses é exatamente o que liga KAIHO e Holy Clowns, juntamente com a busca por uma estética cinematográfica que por si só transmite a atmosfera, a necessidade ou falta a de palavras, o corpo como ponto fulcral da performance, a narrativa como macro objetivo sem a necessidade de linearidade e o desejo de mergulhar nas profundezas da depravação humana.
A performance segue a história de um homem que trabalha como guia turístico, lutando contra os prédios deteriorados que voluntariamente o cercam diariamente. Com o tempo, o lugar abandonado confronta-o com os seus demónios internos que ele tenta superar concentrando-se num trabalho simples.
Enquanto explora mais profundamente dentro da paisagem, apenas o seu corpo tem a possibilidade de comunicar o que a linguagem humana não consegue. Enquanto perde lentamente o contato com a realidade, somos confrontados com a possibilidade de que esta visita guiada pode ser a sua última.
Abraçado pelo profundo silêncio que antes me assustava
Eu escavo sob uma estrutura contorcida que paira sobre a paisagem árida
Nada mais do que extrair um pouco de prazer da execução de uma tarefa simples
No final, eu não sou nada além de um monte de poeira soprada ao vento.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Direção Artística: Brandon Lagaert
Co-criador e performance: Rui Paixão
Realização e edição do filme: Telmo Soares
Paisagem sonora: Brandon Lagaert e Telmo Soares
©Telmo Soares
DATAS
Residência artística - 29 março a 21 abril de 2023
Oficinas/Encontros com comunidade - 2 , 15 e 16 de abril de 2023
Espetáculo - 19 e 20 de abril de 2023
ENTREVISTAS, NOTÍCIAS E TEXTOS
Entrevista COFEEPASTE