top of page

Abandonada Mente um espetáculo que não será esquecido tão cedo

Nos dias 19 e 20 de abril, fomos maravilhados por um espetáculo imersivo com uma forte componente de elementos visuais e auditivos, no local mágico da Achada do Gamo.

Fotos ©Telmo Soares


A viagem coletiva começou no Cineteatro e o público seguiu em transporte coletivo até à Achada do Gamo. Nesta viagem, de lotação esgotada nos dois dias, vieram pessoas de todas as idades e de diferentes sítios do mundo e da Mina.


Fomos surpreendidos por uma história maravilhosamente interpretada por Rui Paixão, que nos levou pela história de um homem que trabalha como guia turístico, lutando contra os prédios deteriorados que voluntariamente o cercam diariamente. Com o tempo, o lugar abandonado confronta-o com os seus demónios internos que ele tenta superar concentrando-se num trabalho simples.

Enquanto explora mais profundamente dentro da paisagem, apenas o seu corpo tem a possibilidade de comunicar o que a linguagem humana não consegue. Enquanto perde lentamente o contato com a realidade, somos confrontados com a possibilidade de que esta visita guiada pode ser a sua última.


No regresso, voltámos ao ponto de encontro para encher de aplausos a equipa artística e com muita vontade de prosear, fruto da curiosidade de todos. Em troca, ouvimos com atenção o Rui Paixão e o Brandon Lagaert que falaram sobre a obra e todo o processo de criação do projeto.


Fotos ©Tatiana Lemos


Ficha Artística

Direção Artística: Brandon Lagaert

Co-criador e performance: Rui Paixão

Realização e edição do filme: Telmo Soares

Paisagem sonora: Brandon Lagaert e Telmo Soares

bottom of page