Faça chuva ou faça sol, este fim de semana (22 e 23 de outubro) vamos conversar e caminhar com a Paula Varanda em mais uma edição dos passeios guiados A Céu Aberto, na Mina de São Domingos. O ponto de encontro será no Cineteatro pelas 10:00.
Não percam a oportunidade de (re) descobrir este território e as intervenções de arte pública do Projeto Malacate pelo seu prisma!
©Paulo Branco
Paula Varanda é doutorada em estudos artísticos e humanidades pela Middlesex University de Londres e tem a licenciatura pela Escola Superior de Dança em Lisboa. Coordenou vários projetos artísticos, leccionou em diversas instituições e tem obra publicada, nomeadamente no campo da dança e da educação e da dança e novas tecnologias. Nesse âmbito destaca a colaboração com o Jornal Público a partir da qual publicou 70 críticas de dança (Caleidoscópio 2020) e o seu livro Dançar é Crescer – Aldara Bizarro e o Projeto Respira (Caleidoscópio 2012). Em 2008, criou o projecto Dansul – dança para a comunidade no sudeste alentejano – sedeado em Mértola e realizado em parceria com quatro autarquias, escolas e outras entidades locais, assumindo a direção artística até Dezembro 2015 com a assinatura de criações para a comunidade e a programação do festival dansul. Neste âmbito publicou o livro As Andanças da Tília Pastora (100Luz, 2015), com o qual fez inúmeras oficinas com centros educativos no distrito de Beja. Foi Directora-Geral das Artes no Ministério da Cultura entre 2016 e 2018. Desde 2019 é investigadora integrada do Instituto de História da Arte em Lisboa (IHA_FCSH/Universidade Nova de Lisboa) e desde 2020 professora convidada no Mestrado em Artes Cénicas da mesma universidade. Trabalha na direção pedagógica do Colégio Cesário Verde em Lisboa desde 2019.
コメント