A Memória do Futuro | Workshop Utópico com Daniela Reis

Atualizado: 12 de out.

Outubro arranca na Mina de São Domingos com mais um Workshop Utópico! Sob a orientação da artista plástica Daniela Reis, desafiamos todos os participantes a "imaginar o futuro" através da pintura e desenho sob fotografia e transparências.

Há sempre uma ideia de como um lugar pode ser se não houver restrições à imaginação. Temos sempre uma fantasia menos convencional sobre como um espaço poderia ser habitado caso nos dessem toda a liberdade para o pensarmos. É assim que surgem os workshops impossíveis do MALACATE - se o poder de transformação fosse todo das pessoas, e não houvesse limites orçamentais, como seriam aqueles lugares? Que alternativas imaginamos para as ruínas, as pontes, as tapadas?

Este workshop utópico decorrerá junto das ruínas do complexo mineiro da Mina de S. Domingos, na zona conhecida como Achada do Gamo.

É aqui que, com a orientação da artista plástica Daniela Reis, se propõe criar um registo material assente na imaterialidade da memória, do desejo, da abstração e da evocação de realidades distantes. Produzir um objeto artístico que regista um desejo de Futuro, uma fuga à melancolia através do “fazer obra”. Assim, partindo de textos de vários autores (António Tabucchi, Italo Calvino, Elis Regina, Clarice Lispector...) e de exemplos visuais ( Hundertwasser, Anselm Kiefer, Ola fur Eliasson, Swoon...), será proposta a construção de uma paisagem idealizada, com o recurso a transparências, fotografias e outros materiais plásticos.

Uma paisagem feita de interiores que se irá sobrepor e abraçar o cenário oferecido pela Mina de São Domingos. O desenho e a pintura, numa lógica de esboço e registo rápido serão as técnicas empregues.


Participação gratuita


Mais informações e inscrições: 924 744 056 producao.malacate@cepatorta.org