top of page

ENTROPIA quase a estrear...


De 15 a 17 de dezembro teremos ENTROPIA no Cineteatro da Mina de São Domingos! Uma óptima oportunidade para virem conhecer ou redescobrir o Cineteatro após a remodelação e conhecer o trabalho que os coreógrafos e bailarinos Marina Nabais e Ricardo Machado têm vindo a preparar, juntamente com participantes da região e outros artistas convidados.

ENTROPIA - Processo de investigação artística e participativa de movimento, música e vídeo

Na percepção das ruínas sentimos algo que não está, um hóspede que se foi: alguém acaba de ir embora quando entramos, algo flutua ainda no ar e algo permaneceu também.

María Zambrano em Uma metáfora da esperança: As Ruínas

A ideia chave que nos levou a construir este objeto artístico vem da noção de desperdício de energia, proposto pelo conceito de Entropia. Quando olhamos para a Mina de São Domingos pensamos em extração, em exploração da terra, da natureza, da mão de obra humana e da energia que se dissipou e que não foi utilizada. Para nós, essa energia desperdiçada ainda permanece aqui. Será a entropia vista só como perda e caos? Ou poderemos encontrar um espaço de resiliência e da possibilidade de gerar estados de imprevisibilidade que voltem a gerar vida? Poderíamos olhar para as potencialidades de futuro, no entanto, interessou-nos investigar, através de um processo criativo, o momento presente e o lugar que ocupa nas corporalidades atuais, bem como o ponto em que a tensão ainda flutua no ar e que permanece na memória coletiva.

Direção artística, coreografia, interpretação e figurinos: Marina Nabais e Ricardo Machado Direção musical e interpretação: Rémi Gallet Criação vídeo: Gonçalo Mota Desenho de luz: Cláudia Rodrigues Produção executiva: Leonor Carpinteiro Textos: Maria Zambrano, Marina Nabais, Ricardo Machado Um projeto MALACATE

Participantes apresentação: Alina Rukosueva, Ana Santos, Cátia Marques, Iuri Araújo, Mónica Palma, Sandra Fona, Sasha Rukosuev, Sophia Rukosueva, Tânia Sacramento Participantes vídeo e voz-off: Ana Luísa Martins, António Pilonas, Beatriz Araújo, Catarina Brito, Fátima Santos, Filipe Abreu, Jacinta, José Fabião, Manuel Conduto, Maria Clarinda Fernandes, Reinaldo Seno

No Cineteatro da Mina de São Domingos 15 e 16 de dezembro às 21:00 17 de dezembro às 18:00

Reservas e mais informações producao.malacate@cepatorta.org | 924 744 056 Entrada Livre

bottom of page