O À Noite no Mercado de abril, já são favas contadas

Aconteceu no passado dia 13 de abril o À Noite no Mercado, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Mértola, integrada na Rede Alimentar de Mértola e que tem por objetivo sensibilizar a comunidade local e todos os visitantes para a importância de mantermos uma alimentação saudável, local, sazonal e sustentável.

Como já tem sido hábito em edições passadas, o À Noite no Mercado ficou marcado pela partilha de vários pratos confeccionados com o ingrediente tema, que desta vez foi a fava.


Mas antes do repasto houve espaço para uma apresentação do Grupo Coral da Mina de São Domingos e duas conversas. A primeira com Otília Eusébio, da Associação das Terras e das Gentes da Dieta Mediterrânica sobre as propriedades nutricionais da fava, os seus benefícios para a nossa saúde e a sua importância na nossa dieta, seguida de uma apresentação do Centro de Agroecologia de Mértola sobre a importância e benefício da cultura da fava para os solos.


O Projeto Malacate juntou-se a esta iniciativa, em parceria com o De Boca em Boca - Mértola, para apresentar contos, mitos e histórias locais. Num primeiro momento, Filipe Abreu, Pedro Bravo e Rita Sales reuniram-se à volta de alguidares a debulhar favas na companhia dos visitantes onde partilharam e convidaram à partilha de histórias sobre favas. Após o jantar foi altura de fazer uma apresentação teatral de contos e histórias da Mina De São Domingos e das suas gentes.



As próximas edições do À Noite no Mercado, que contarão uma vez mais com a participação do Projeto Malacate, acontecem a 22 de junho, no Mercado de Mértola, e a 28 de setembro no Mercado da Mina de São Domingos.