top of page

Aconteceu em julho...

Começámos o Verão com muita atividade a acontecer no mês de julho, na Mina de S. Domingos.


Neste mês iniciaram-se os Passeios Guiados - A Céu Aberto. Esta atividade tem como objetivo realizar visitas pelo património histórico e artístico da Mina de S. Domingos.


Pela fresca, porque o Verão é forte neste local, entre as 8h e as 9h30, convidámos os mais curiosos a uma visita pelas ruínas da Mina de S. Domingos e pelas intervenções públicas do MALACATE.

Para tal, contámos com o ponto de vista privilegiado de um embaixador local e de um artista, que em conjunto com a equipa MALACATE nos falaram da sua interpretação e memória do espaço e intervenções artísticas.


No primeiro fim-de-semana de julho a visita foi guiada por Manuel Passinhas e pelo embaixador local Nuno Martins, e os participantes puderam ficar a saber mais sobre o património histórico e cultural da Mina de São Domingos.

©João Romãozinho


O segundo passeio A Céu Aberto foi conduzido pelos bailarinos e coreógrafos Marina Nabais e Ricardo Machado e decorreu no fim-de-semana de 16 e 17 de Julho. Neste passeio, para além da visita pela Mina de S.Domingos, pudemos saber um pouco mais do processo criativo destes artistas e da relação que estabelecem com os locais onde desenvolvem as suas criações e no final os participantes tiveram, ainda, o privilégio de assistir a uma pequena performance criada especificamente para esta atividade.

©Sónia Godinho


Mas os artistas Marina Nabais e Ricardo Machado estiveram na Mina de S.Domingos em julho também para dar início à sua participação no Projeto Malacate.


Esta dupla de coreógrafos irá conceber uma nova criação de dança pensada especificamente para este local e com elementos da comunidade - "Entropia". O espectáculo será estreado no final de 2022, na Mina de S.Domingos, e a sua preparação inclui duas Oficinas de Movimento e Dança e uma residência artística que decorrerá entre Setembro e Dezembro deste ano.


E foi em julho, entre os dias 12 e 16, que decorreu a primeira Oficina de Dança e Movimento, na Mina de S.Domingos, tendo como base a exploração do conceito de "entropia" através do corpo, do espaço e também através das relações que se estabelecem em grupo. A próxima Oficina decorrerá no mês de Setembro, entre os dias 14 e 17.

©João Romãozinho


©João Romãozinho

Ainda em julho foi lançado o nº3 do nosso Malacatário, o jornal trimestral do Projeto que conta todas as novidades sobre as nossas atividades.


Clique aqui para conhecer o novo número do Malacatário e espreite também as edições anteriores.

bottom of page